Cultura no Coreto encanta com ABECAO e FACMOL

01/06/2025

Por: Cristiane Gracindo

Quando se fala em fomentar a Cultura, julgamos ser algo inatingível e muitas vezes ignorado pelo cotidiano. Só que não!

Ao relatar o espetáculo oferecido em praça pública na Estância Turística de Olimpia, na noite deste sábado (31), faltam palavras para descrever o evento.

A música tem o poder de nos fazer transcender a realidade. E o pessoal da Cultura, sob o comando da secretária Priscila Foresti (Guegué), nos proporcionou, nesta, uma experiência única e genuína. Fazendo da Praça da Matriz, um santuário da Cultura Nacional com as apresentações da Charanga da ABECAO de Olimpia e o instrumental da FACMOL de Pereira Barreto.

Como é típico do interior, o encerramento da Missa da Matriz de São João Batista, deu abertura às Marchinhas de Carnaval, que com irreverência e elegância, o pessoal da ABECAO veio apresentar.

A noite que parecia fria, começou a esquentar com o toque da banda mais charmosa e colorida que Olimpia tem orgulho de chamar de sua. A Charanga da ABECAO. Interpretando os hinos carnavalescos, que não tem quem não saiba cantarolar.

Mais adiante, logo ali aos “´Pés da Igreja”, teve início um espetáculo que ficará na memória dos grandes shows que Olimpia soube escolher para seus filhos e visitantes, a apresentação da Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL, de Pereira Barreto.

De Milionário e José Rico ao Blues dos anos 70, de Leandro e Leonardo ao QUEEN, do samba do Raça Negra à exuberância de Sidney Magal com sua Sandra Rosa Madalena, o FACMOL trouxe à público, uma apresentação mesclada e sincronizada, fazendo do seu instrumental e fenomenais arranjos, a composição para um Corpo de Baile, que levou o público ao delírio. Impossível descrever!

Sabe-se pelo entendimento popular que “Quem sabe faz ao vivo”, mas você olhar para jovens de todas as idades, que saem de um município de em média 25 mil habitantes, fardados com botas e chapéus, sob a regência de um maestro que acreditou nesse potencial, é sem dúvida nenhuma a certeza de que a Cultura encanta e quando tratada com respeito, pode fazer de um toque de Catira, a contagem de passos certos para uma conquista jamais antes calculada. Multiplicando sonhos, encantando plateias e alçando voos cada vez mais altos. Bravo, FACMOL!

O Vale do Turismo não pode deixar de agradecer aos envolvidos neste evento, pela oportunidade de testemunhar uma vez mais, um espetáculo cultural que será para sempre tomado como inesquecível.    

Comentários

Apoio