Mais Esporte e Saúde para Olímpia

19/06/2025

Olímpia recebe Curso de Capacitação Paralímpica em julho

Entre os dias 1º e 4 de julho, a Estância Turística de Olímpia será palco do Curso de Capacitação Paralímpica, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. A vinda do curso ao município é fruto de uma conquista da Secretaria Municipal de Educação.

Em Olímpia, professores de Educação Física e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal já estão inscritos e confirmados para participar da formação. A capacitação vai proporcionar a esses educadores a oportunidade de ampliar conhecimentos e fortalecer as ações de inclusão por meio do esporte paralímpico.

As atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes Olintho Zambon, localizado na Avenida Harry Giannecchini, 780, no Jardim Toledo. A programação ocorrerá das 8h às 18h, com aulas teóricas e práticas ao longo dos quatro dias de formação. Cada participante poderá escolher apenas uma modalidade por dia, não sendo permitido agendar duas modalidades no mesmo dia.

O Programa Paralímpico é a base estrutural para o desenvolvimento do paradesporto em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa busca descentralizar o acesso ao esporte paralímpico, oferecendo suporte e capacitação técnica a profissionais da área. A proposta atende professores da rede pública e privada, além de profissionais vinculados a entidades e clubes esportivos.

O curso é destinado a professores de Educação Física com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) ou diploma, além de estudantes do último ano da graduação na área, mediante apresentação de comprovante de matrícula. Professores da rede pública que não possuem formação específica em Educação Física, mas que atuam com aulas de conteúdo esportivo, também poderão participar, desde que apresentem comprovação das atividades ministradas.

A capacitação tem como meta desenvolver competências teóricas e práticas, preparando os participantes para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades paralímpicas, tanto em esportes individuais quanto coletivos. As aulas práticas vão explorar os fundamentos básicos e as adaptações necessárias para o trabalho com os alunos.

Como pré-requisito, os interessados devem realizar o curso EAD (Ensino a Distância), disponível no site www.educacaoparalimpica.org.br. Após a conclusão, o certificado do EAD deve ser enviado para a organização do Curso Paralímpico pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 94079-6866. A seleção dos participantes obedecerá aos critérios de pré-requisitos e também à ordem de inscrição. O número de vagas é limitado a 50 participantes por modalidade.

 

Comentários

Apoio